O Milagre da Quarta Vigília

   
E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andan-do por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o an-dando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.

Mateus 14:22-33



A vida pode ser comparada como se navegássemos em uma embarcação. Em Mateus 14. 22 – 33, temos a experiência fantástica dos discípulos em meio a tempestade, e a visita de Jesus na quarta vigília da noite. Vejamos algumas lições que podemos tirar dessa experiência.

O verso 22 diz que Jesus ordenou que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante para a outra banda. No evangelho de Marcos 6.45 diz que Jesus obrigou os discípulos a subir para o barco e passar a diante dele.

O Senhor Jesus nos conduz a algumas situações bem difíceis para nos fazer passar por experiências que servirão de aperfeiçoamento para nossa fé.

Quantas provações a gente vivencia parecida com esta. Os discípulos estavam junto de Jesus, servindo junto à multidão, e como diz a palavra, foi ele, o próprio Jesus, que fez com que seus discípulos fossem a diante dele.

Não havia nada de errado...

Na vida acontece assim também, temos certeza que estamos na direção certa, no centro da vontade de Deus, porém, de repente, tudo vem a baixo, e pensamos:
 “Mas era da vontade de Deus que eu tomasse essa decisão! O que deu errado? Por que deu errado?“.

 Jesus parecia não estar muito preocupado com a situação dos discípulos.

Veja o que aconteceu depois que eles saíram. A Bíblia diz que Jesus ficou sozinho com a multidão e depois ele subiu ao monte para orar.

Ele sabia que o barco estava sendo açoitado pelas ondas, mas não tinha pressa de alcança-los, pois sabia que os discípulos precisavam ter a experiência de navegar sozinhos, apenas sob sua ordem.

A fé dos discípulos precisava ser exercitada. Só vamos saber se temos ou não fé, quando somos testados.

O verso 25, diz que apenas na quarta vigília da noite Jesus vai ao encontro dos discípulos. A quarta vigília compreende o período das três horas da madrugada até às seis da manhã. Isso nos passa a seguinte lição, que a provação muitas vezes não é passageira.

A situação que está causando o problema em nossas vidas pode perdurar por algum tempo. Às vezes, são longos anos de espera, de sofrimento, de angustia, de dor e de choro.

A luta é tão grande que parece não ter fim, e isso é desesperador, isso é terrível! Mas tudo isso tem um proposito, nada é em vão.

É no momento mais difícil que Jesus chega, mais estamos tão acostumados com o sofrimento que não conseguimos ver a ação do mestre, foi o que aconteceu com os discípulos.

Logo eles veriam o sol da manhã, mas as coisas ainda estavam do mesmo jeito. Muitas ondas já haviam sacudido o barco, muitas forças já haviam sido gastas, muitas tentativas sem êxito.

Estavam tão focados no problema que não criam mais na possibilidade de Jesus resolver a situação. O olhar era totalmente material e humano.

Meu amigo leitor, precisamos mudar a visão de derrota, pois Deus vai nos abençoar e contrariar a toda lógica humana. Quando visualizamos apenas nossos problemas fazemos que eles cresçam assustadoramente.

Ficamos tão assustados com a impossibilidade de solução que afastamos toda e qualquer visão de fé. Os discípulos só viam as ondas gigantescas e o quanto já haviam se esforçado.

Quando viram Jesus caminhando sobre as águas tiveram medo em vez de alegria. Por que a mente estava repleta de pensamentos negativos.

Jesus está próximo, ele deseja entregar a vitória!

Precisamos mudar a nossa visão material para espiritual. Não importa o tempo que você está sofrendo, veja agora Jesus! Ele vem em meio à tempestade, ele vem chegando, não tenha medo! É JESUS!

Muitos diante da falta de fé querem ter um sinal a mais da presença dele. Foi o que aconteceu com o discípulo Pedro, ele queria acreditar naquilo que estava diante de seus olhos, mas a dúvida combatia duramente sua fé.

Ele pediu ao senhor para experimentar o caminhar nas águas. Que experiência incrível! Ele começou bem, estava caminhando em direção a Cristo.

Enquanto ele olhava para Jesus seguia andando, mas de repente, a mente de Pedro voltou-se para o problema, voltou a olhar de forma humana. Considerou que o caminhar nas águas era algo inimaginável, então começou a afundar.

Leitores, o que Deus tem para fazer não pode ser visto pela ótica humana, por que o problema se agiganta e as alternativas humanas já falharam.

Quantas pessoas já foram desenganadas pela medicina, quantas portas se fecharam pra você! Veja aquela pessoa que te disse não! Ela vai te dizer sim! Aquela porta que se fechou, ela vai se abrir novamente e você vai saber que foi milagre de Deus na tua vida!

A calmaria chegou, Jesus agora está na sua embarcação.

Depois da terrível tempestade Deus envia o alívio. A vitória vai ser grandiosa diante de todos.

Agora é momento de adoração, de louvor!

Vamos agradecer a Deus pela vitória alcançada, ele já está no barco, a tempestade já passou, já estamos vendo o nascer do sol, Amém.!

2 comentários:

-- OBRIGADA PELA VISITA, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
-- SE FOR REBLOGAR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS.
-- SE GOSTOU DO BLOG SIGA-O (É SÓ ENTRAR COM A CONTA DO GMAIL)
-- SIGA O BLOG TAMBÉM NO TWITTER E NA FANPAGE.
-- AJUDE A DIVULGAR A MENSAGEM DO EVANGELHO.

UM ABRAÇO FIQUEM COM DEUS;