O segredo da Oração Eficaz





Olá meus queridos! Já estava com saudades de vocês, espero que todos possam estar gozando de saúde e paz. Hoje vamos meditar na importância de fazer uma oração eficaz. Vamos usar como base desta reflexão os versos 6 a 8 de Mateus cap 6, que diz assim ”mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e fechando a tua porta, ora a teu pai, que vê o que está oculto; e teu pai, que vê o que está oculto, te recompensará. E, orando, não usei de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois a eles, por que vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lhe pedirdes.”

A palavra eficaz entre outros significados quer dizer: aquilo que não falha, que há segurança, que consegue realizar com perfeição certa tarefa. Sabendo desde conceito, ficamos a pensar nas inúmeras orações que fazemos a Deus, e se elas têm alcançado o resultado esperado.
No início do seu ministério Jesus começou a recrutar seus discípulos e passou a ensinar-lhes muitas lições, entre elas, a importância de saber orar de forma eficaz. Ele sabia que os discípulos a partir daquele momento deveriam levar uma vida de oração, pois seriam duramente atacados pelo poder das trevas. Nos versos acima ele dá dicas de como ter êxito em nossas orações.


1° Devemos levar em primeiro lugar nossos problemas a Jesus. É como se ele estivesse dizendo “sabe filho, você pode vim a mim para resolver aquele problema que está lhe preocupando” o que fazemos na verdade é o contrario! Muitas vezes buscamos a solução em direção oposta, somente quando algo parece difícil demais para nós é que recorremos a ele. Jesus tem interesse em nossas dificuldades, ele deseja participar.

2° Podemos depositar nele nossa total confiança. Ele diz que nosso pai vê o que está oculto. Ora, ele nos conhece e sabe que muitas vezes não temos coragem de dizer nossos temores a ninguém, nem mesmo a nosso melhor amigo ou amiga. Então ele diz que podemos confiar! Que maravilha ter um Deus (Deus soberano acima de qualquer outro deus) onde posso ter total confiança! Contar tudo a ele! Abrir o coração. Ele sabe todas as coisas. Não devemos nos envergonhar de contar a ele nossas dificuldades, aflições, temores etc.

3° Ele deseja ter um momento a sós conosco. Ele deseja ter um momento especial em nossas vidas. Um momento onde não haverá espaço para outra coisa a não ser a comunhão com ele. Isso que dizer respeito, temor, soberania que devemos dar a ele. Muitas pessoas querem desenvolver a comunhão de qualquer forma. Em frente à TV assistindo programas que só estimulam a sensualidade, ou com o celular conectado ouvindo aquela musica que não inspira em nada a oração. Falar com Jesus não pode ser um hobby. Ele deseja e merece ter muito mais de nós.

4° Jesus nos ensina a sermos persistentes na oração. Devemos dizer a ele nossos problemas e persistir no proposito, porém ele não deseja ouvir palavras ditas de forma automática sem reflexão. Imaginemos por um momento, se em conversa com um amigo repetíssemos todo tempo as mesmas coisas, que chato seria! Ele deseja ter conosco uma amizade sincera, pessoal e íntima, não algo mecânico. Se você já orou apresentando a ele a situação, continue no proposito, adorando e dando graças pela resposta que será atendida.

5° Jesus está pronto a nos atender! Ele tem poder e deseja resolver nossas dificuldades. Principalmente, aquela que para nós parece mais difícil, mais complicado. Então ele usa  a oração como meio para estabelecer um contato direto conosco. Ora, se não tivéssemos falta de nada, será que haveria tempo para falar com ele?

Aleluia! Como é bom servir a esse Deus tão poderoso e que se importa conosco! Como importante saber que ele deseja fazer parte do nosso dia a dia. Devemos dar a Jesus toda primazia em nossas vidas e desfrutar de muitos momentos de comunhão com ele através da oração. Que possamos permanecer neste proposito.


Reflita:
 "tenho sido impulsionado a me ajoelhar, muitas vezes, pela convicção esmagadora de que não tinha outro caminho.- Abraham Lincolm





3 comentários:

  1. Amei a reflexão Damaris, com certeza vai me ajudar bastante ^^
    E é bem assim mesmo como você falou. pensando em compartilhar essa reflexão no meu blog ^^ pode ser amiga ? ♥
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larisse, fique a vontade em compartilhar, fico feliz em ser útil no que se referi ao crescimento do reino de Deus aqui na terra. Feliz por ser sua amiga!Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Larisse, fique a vontade em compartilhar, fico feliz em ser útil no que se referi ao crescimento do reino de Deus aqui na terra. Feliz por ser sua amiga!Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

-- OBRIGADA PELA VISITA, DEIXE SEU COMENTÁRIO.
-- SE FOR REBLOGAR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS.
-- SE GOSTOU DO BLOG SIGA-O (É SÓ ENTRAR COM A CONTA DO GMAIL)
-- SIGA O BLOG TAMBÉM NO TWITTER E NA FANPAGE.
-- AJUDE A DIVULGAR A MENSAGEM DO EVANGELHO.

UM ABRAÇO FIQUEM COM DEUS;